Antes de tudo, vale ressaltar que nossa trajetória começou muito antes dos acontecimentos relatados aqui. Em 2022 começamos uma pesquisa incessante de como poderíamos fazer nossa viagem para o sudeste asiático da maneira mais econômica e confortável possível. E escolhemos a Tailândia como primeiro destino.
Nesse post vamos te explicar sobre como ir do Brasil para a Tailândia, e o que fazer quando chegar lá.
Por que escolhemos a Tailândia?
- Acessibilidade e Infraestrutura: Com uma ótima mobilidade dentro das cidades e entre elas, opções de hospedagem acessíveis e uma estrutura turística bem desenvolvida, a Tailândia é amigável para os viajantes iniciantes.
- Cultura Vibrante: Desde os templos ornamentados até os festivais coloridos, a Tailândia é rica em tradições. Você pode conhecer mais sobre o budismo, explorar mercados locais e experimentar a hospitalidade tailandesa.
- Cenários Naturais Espetaculares: Das praias de areias brancas às florestas exuberantes e montanhas impressionantes, a Tailândia oferece uma variedade de paisagens deslumbrantes para explorar.
- Culinária Excepcional: Comida de rua, restaurantes locais e pratos autênticos fazem da Tailândia um paraíso gastronômico. Recomendamos experimentar o pad thai, stir fried noodles e o mango sticky rice.
- Custo Acessível: A nossa moeda é valorizada na Tailândia, isso faz com ela seja um país amigável ao bolso. Com acomodações econômicas, comida barata e atividades acessíveis, é possível explorar sem gastar muito.
- Não é Necessário Visto: Sendo brasileiro, você pode ficar na Tailândia como turista por 90 dias, sem a necessidade de visto. O passaporte só precisa ter no mínimo 6 meses de validade.
Então, se você está procurando uma experiência inesquecível para seu primeiro mochilão, a Tailândia é a escolha perfeita!
Nesse texto, falaremos sobre como foi nossa trajetória do Brasil até chegarmos à Tailândia.
Nosso itinerário foi assim:
Opções saindo do Brasil
Existem várias opções para sair do Brasil com destino à Tailândia, dentre elas, as mais conhecidas são voos saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Não existem voos diretos saindo do Brasil, isso significa que você vai precisar fazer uma conexão. Ela pode ser em Doha, caso escolha ir com a Qatar Airways, ou em Dubai, com a Emirates, que são as conexões mais conhecidas para esse trajeto.
Aeroporto de Guarulhos
Começamos nossa viagem saindo de Curitiba com destino a São Paulo, é uma viagem rápida e tranquila, mas recomendamos SEMPRE chegar com antecedência de no mínimo 2 horas antes do seu horário de embarque. Afinal, você não quer arriscar perder todos eles né?
Ficamos receosos e resolvemos chegar bem cedo em São Paulo pois lá iriamos embarcar no avião sentido Doha (passagem mais cara e a mais importante) se perdêssemos esse voo todo o resto estaria comprometido. A nossa passagem sentido Doha era às 01h20 e chegamos às 12h do dia anterior em São Paulo (kkkk), mas calma que vamos dar uma dica legal agora.
Após a escala em São Paulo, encontramos um hostel, chamado OnHostel, para descansarmos até o horário do voo.
Foi a melhor coisa que fizemos na vida, pagamos apenas R$90 a diária em um quarto com beliche (bem simples) mas era somente para esticar as pernas, o mais legal é que eles possuem transfer gratuito de hora em hora que leva e busca até o Aeroporto de Guarulhos, assim você não precisa se preocupar com uber.
Chegando no Aeroporto de Guarulhos, procure pela área de embarque internacional, e caso tenha que despachar a bagagem, recomendamos que faça isso com antecedência. Como usamos mochilões, eles pediram para despacharmos como bagagem especial, pois na esteira convencional as mochilas corriam o risco de rasgar ou enroscar em algo, mas não pagamos nada a mais por isso.
DICA: Para quem precisar comer algo no aeroporto, e não quiser pagar tão caro, tem uma loja do Carrefour para comer, ela fica próxima à área de desembarque do Terminal 2 de passageiros. Caso não consiga encontrar, pergunte a um funcionário do aeroporto e ele vai te ajudar.
Conexão no Aeroporto de Doha
Chegando em Doha, não é necessário passar pela imigração. Porém antes de sair da área de desembarque é preciso passar por uma área de controle, onde você será revistado, e precisará colocar a bagagem de mão, acessórios e até mesmo o calçado em uma esteira para passar no raio-x. É um processo rápido e tranquilo se você já souber disso. Não precisa se preocupar com as bagagens despachadas, afinal você só vai pegá-las no seu destino final.
Chegar no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, é uma experiência única. Até agora pra nós é o lugar mais impressionante que já fomos (sério), você se sente em Star Wars, são tantos povos, tribos e culturas, em um lugar extremamente tecnológico e moderno.
Lojas luxuosas, uma floresta, esculturas gigantes e o tamanho imenso não precisam te assustar. O aeroporto dispõe de diversos totens com mapas interativos, logo que chegar, procure um e encontre seu portão de embarque, veja certinho como chegar até ele e depois disso, faça um favor a si mesmo, vá passear (kkkkk), você irá ficar maravilhado.
Aeroporto de Bangkok
Chegando no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok, a primeira coisa que você precisa fazer é ir até o Health Control (parecido com a vigilância sanitária), e apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP) e o Health Pass preenchido, são itens obrigatórios para quem sai do Brasil. É possível preencher o formulário do Health Pass no aeroporto, mas recomendamos fortemente que você preencha de forma online, alguns dias antes da sua viagem, isso agilizará o processo.
Clique aqui para ver o passo a passo de como preencher o Health Pass.
O próximo passo é passar pela imigração, como o aeroporto de Bangkok é um dos maiores do Sudeste Asiático, você encontrará um fluxo muito grande de pessoas nessa parte, prepare-se para tomar um chá de fila (kkkk), mas de uma maneira geral, o processo de imigração foi tranquilo pra gente. Você só precisa entregar o seu passaporte e o papel que recebeu no Health Control, tirar uma foto e colocar suas digitais no leitor. Após ter o seu passaporte carimbado, você pode seguir até as esteiras para pegar sua bagagem.
No aeroporto de Bangkok, encontramos semelhanças e diferenças em relação a Doha. A dinâmica de se locomover pelo espaço, o metrô acessível e a peculiaridade das pessoas deixarem as malas para fora enquanto se deliciam nos restaurantes foram curiosidades memoráveis.
Vale ressaltar que, os restaurantes do aeroporto possuem o VAT (Value added tax), então será acrescentado 17% de imposto no valor final da sua conta, nós não sabíamos disso e levamos um susto quando vimos a conta. Mas embora tenhamos gasto mais em um restaurante específico, a variedade de opções nos permitiu explorar e experimentar sabores inesquecíveis.
DICA: Não cometa o mesmo erro que nós! Caso queira comer no aeroporto, vá até o subsolo, no mesmo andar do metrô. Lá você encontrará um espaço que lembra uma feira de rua, com opções mais baratas do que as dos restaurantes mais conhecidos, e não é cobrado o VAT.
De lá, é possível pegar um carro por aplicativo de corrida até a sua hospedagem, ou usar o metrô que possui uma conexão dentro do próprio aeroporto, localizada no subsolo.
Clique aqui para ver como de ir de Bangkok para Chiang Mai!
Vai viajar?
Separamos alguns links que podem ser úteis na sua viagem! Utilizando eles, você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a gente, pois ganhamos uma pequena comissão.
- Hospedagem: Booking e Agoda, os melhores sites para procurar hospedagens
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem essencial em uma viagem ao exterior
- Seguro para Nômades: SafetyWing adquira a qualquer momento da viagem
- Passeios e atrações: Get Your Guide, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português: Tailandiando cupom de desconto: CABENAMALA
- Dinheiro para o exterior: Wise, conta internacional com primeira transferência GRÁTIS
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus, balsa e transfer
- Chip de Celular: Airalo, mantenha-se conectado em mais de 200 países
- Itens úteis para viagens: Decathlon, Amazon, Shopee, lista de produtos que utilizamos nas nossas viagens
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: CABENAMALA