Wat Arun

Como ir para a Tailândia

Antes de tudo, vale ressaltar que nossa trajetória começou muito antes dos acontecimentos relatados aqui. Em 2022 começamos uma pesquisa incessante de como poderíamos fazer nossa viagem para o sudeste asiático da maneira mais econômica e confortável possível. E escolhemos a Tailândia como primeiro destino.

Nesse post vamos te explicar sobre como ir do Brasil para a Tailândia, e o que fazer quando chegar lá.

Por que escolhemos a Tailândia?

  • Acessibilidade e Infraestrutura: Com uma ótima mobilidade dentro das cidades e entre elas, opções de hospedagem acessíveis e uma estrutura turística bem desenvolvida, a Tailândia é amigável para os viajantes iniciantes.
  • Cultura Vibrante: Desde os templos ornamentados até os festivais coloridos, a Tailândia é rica em tradições. Você pode conhecer mais sobre o budismo, explorar mercados locais e experimentar a hospitalidade tailandesa.
  • Cenários Naturais Espetaculares: Das praias de areias brancas às florestas exuberantes e montanhas impressionantes, a Tailândia oferece uma variedade de paisagens deslumbrantes para explorar.
  • Culinária Excepcional: Comida de rua, restaurantes locais e pratos autênticos fazem da Tailândia um paraíso gastronômico. Recomendamos experimentar o pad thai, stir fried noodles e o mango sticky rice.
  • Custo Acessível: A nossa moeda é valorizada na Tailândia, isso faz com ela seja um país amigável ao bolso. Com acomodações econômicas, comida barata e atividades acessíveis, é possível explorar sem gastar muito.
  • Não é Necessário Visto: Sendo brasileiro, você pode ficar na Tailândia como turista por 90 dias, sem a necessidade de visto. O passaporte só precisa ter no mínimo 6 meses de validade.

Então, se você está procurando uma experiência inesquecível para seu primeiro mochilão, a Tailândia é a escolha perfeita!

Nesse texto, falaremos sobre como foi nossa trajetória do Brasil até chegarmos à Tailândia.

Nosso itinerário foi assim:

  • (11/11 – 01:20) São Paulo > Doha (11/11 – 21:45)
  • (12/11 – 02:20) Doha > Bangkok (12/11 – 12:50)

Opções saindo do Brasil

Aeroporto de Guarulhos

Começamos nossa viagem saindo de Curitiba com destino a São Paulo, é uma viagem rápida e tranquila, mas recomendamos SEMPRE chegar com antecedência de no mínimo 2 horas antes do seu horário de embarque. Afinal, você não quer arriscar perder todos eles né?

Ficamos receosos e resolvemos chegar bem cedo em São Paulo pois lá iriamos embarcar no avião sentido Doha (passagem mais cara e a mais importante) se perdêssemos esse voo todo o resto estaria comprometido. A nossa passagem sentido Doha era às 01h20 e chegamos às 12h do dia anterior em São Paulo (kkkk), mas calma que vamos dar uma dica legal agora.

Foi a melhor coisa que fizemos na vida, pagamos apenas R$90 a diária em um quarto com beliche (bem simples) mas era somente para esticar as pernas, o mais legal é que eles possuem transfer gratuito de hora em hora que leva e busca até o Aeroporto de Guarulhos, assim você não precisa se preocupar com uber.

Chegando no Aeroporto de Guarulhos, procure pela área de embarque internacional, e caso tenha que despachar a bagagem, recomendamos que faça isso com antecedência. Como usamos mochilões, eles pediram para despacharmos como bagagem especial, pois na esteira convencional as mochilas corriam o risco de rasgar ou enroscar em algo, mas não pagamos nada a mais por isso.

Mochilão 50L Decathlon
Mochila Feminina de Trekking TREK100 50 Litros
Mochilão 80L
Mochila Forclaz Symbium 80 Litros

DICA: Para quem precisar comer algo no aeroporto, e não quiser pagar tão caro, tem uma loja do Carrefour para comer, ela fica próxima à área de desembarque do Terminal 2 de passageiros. Caso não consiga encontrar, pergunte a um funcionário do aeroporto e ele vai te ajudar.

Conexão no Aeroporto de Doha

Chegando em Doha, não é necessário passar pela imigração. Porém antes de sair da área de desembarque é preciso passar por uma área de controle, onde você será revistado, e precisará colocar a bagagem de mão, acessórios e até mesmo o calçado em uma esteira para passar no raio-x. É um processo rápido e tranquilo se você já souber disso. Não precisa se preocupar com as bagagens despachadas, afinal você só vai pegá-las no seu destino final.

Chegar no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, é uma experiência única. Até agora pra nós é o lugar mais impressionante que já fomos (sério), você se sente em Star Wars, são tantos povos, tribos e culturas, em um lugar extremamente tecnológico e moderno.

Lojas luxuosas, uma floresta, esculturas gigantes e o tamanho imenso não precisam te assustar. O aeroporto dispõe de diversos totens com mapas interativos, logo que chegar, procure um e encontre seu portão de embarque, veja certinho como chegar até ele e depois disso, faça um favor a si mesmo, vá passear (kkkkk), você irá ficar maravilhado.

Aeroporto de Doha
Aeroporto de Doha
Aeroporto Hamad Doha

Aeroporto de Bangkok

Chegando no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok, a primeira coisa que você precisa fazer é ir até o Health Control (parecido com a vigilância sanitária), e apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP) e o Health Pass preenchido, são itens obrigatórios para quem sai do Brasil. É possível preencher o formulário do Health Pass no aeroporto, mas recomendamos fortemente que você preencha de forma online, alguns dias antes da sua viagem, isso agilizará o processo.

O próximo passo é passar pela imigração, como o aeroporto de Bangkok é um dos maiores do Sudeste Asiático, você encontrará um fluxo muito grande de pessoas nessa parte, prepare-se para tomar um chá de fila (kkkk), mas de uma maneira geral, o processo de imigração foi tranquilo pra gente. Você só precisa entregar o seu passaporte e o papel que recebeu no Health Control, tirar uma foto e colocar suas digitais no leitor. Após ter o seu passaporte carimbado, você pode seguir até as esteiras para pegar sua bagagem.

No aeroporto de Bangkok, encontramos semelhanças e diferenças em relação a Doha. A dinâmica de se locomover pelo espaço, o metrô acessível e a peculiaridade das pessoas deixarem as malas para fora enquanto se deliciam nos restaurantes foram curiosidades memoráveis.

Vale ressaltar que, os restaurantes do aeroporto possuem o VAT (Value added tax), então será acrescentado 17% de imposto no valor final da sua conta, nós não sabíamos disso e levamos um susto quando vimos a conta. Mas embora tenhamos gasto mais em um restaurante específico, a variedade de opções nos permitiu explorar e experimentar sabores inesquecíveis.

Comer no aeroporto de Bangkok
Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi
Comer no aeroporto de Bangkok
Cada prato ficou 249 Baht, que equivale a R$34,00

DICA: Não cometa o mesmo erro que nós! Caso queira comer no aeroporto, vá até o subsolo, no mesmo andar do metrô. Lá você encontrará um espaço que lembra uma feira de rua, com opções mais baratas do que as dos restaurantes mais conhecidos, e não é cobrado o VAT.

De lá, é possível pegar um carro por aplicativo de corrida até a sua hospedagem, ou usar o metrô que possui uma conexão dentro do próprio aeroporto, localizada no subsolo.

Vai viajar?

Separamos alguns links que podem ser úteis na sua viagem! Utilizando eles, você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a gente, pois ganhamos uma pequena comissão.

  • Hospedagem: Booking e Agoda, os melhores sites para procurar hospedagens
  • Seguro Viagem: Real Seguro Viagem essencial em uma viagem ao exterior
  • Passeios e atrações: Get Your Guide, site para reservar passeios pelo mundo todo
  • Dinheiro para o exterior: Wise, conta internacional com primeira transferência GRÁTIS
  • Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus, balsa e transfer
  • Chip de Celular: Airalo, mantenha-se conectado em mais de 200 países
  • Itens úteis para viagens: Decathlon, Amazon, Shopee, lista de produtos que utilizamos nas nossas viagens
  • Curso de Idioma: fazemos com a Idioma Independente, e você ganha desconto com o cupom CABENAMALA
  • Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: CABENAMALA
Mande para alguém que vai amar esse post 🧡

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *